FOTOS DO BIL DE 8 DE MARÇO






Não somente parabenizar, mas estimular...
No sábado passado (06/03/10) foi realizado mais um evento organizado pelo Coletivo BIL (Bandas Independentes Locais). Com uma ótima participação do público e com bandas de grande destaque do cenário independente. O Coletivo promoveu um show totalmente dedicado às mulheres, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje.
Com a Fundação Cultural de Canoas lotada, cinco bandas lideradas por mulheres se apresentaram e mostraram suas músicas próprias. O som passou pelo heavy metal tradicional da Noctis Notus, passeou no hardcore californiano da Paylester, e punk rock da Libélula Louca, foi ao rock and roll setentista das canoenses da Rock de Calcinha (foto), e pelo indie-rock da Transmission.
De acordo com Amanda Duarte, segunda secretária e integrante do Coletivo, apesar do público feminino ser a minoria, a participação é intensa.
_ Participamos tão ativamente quanto eles. O fato de estarmos em menor número no hardcore é, simplesmente, porque algumas mulheres ainda se deixam influenciar por um machismo repugnante que a sociedade nos oferta. Isso ocorre na mídia, em locais público-privados e até mesmo com pequenas piadas de mau gosto sobre a superioridade dos homens.
Amanda lembra que o evento realizado foi uma maneira de conscientizar as pessoas de que a qualidade musical independe de sexo. Já para Gabriela Silva de Souza, secretária e uma das principais organizadoras do B.I.L, o evento serve para estimular e acabar com o paradigma de que a mulher pode ouvir, opinar, mas não participar.
Toda essa agitação não para, os preparativos para a edição de 2011 já começaram a ser pensados, e posso garantir que vem coisa boa por aí. Mas garotas, se vocês têm uma banda não fiquem paradas esperando uma oportunidade de tocar. As portas do Coletivo BIL estão sempre abertas para todos os sexos e qualquer gênero musical, dentro do rock and roll é claro.