Desmonte do SUS:

Desmonte do SUS:

Fundação de Novo Hamburgo vira bolha





Por esta, os defensores das fundações públicas de direito privado na saúde – leia-se privatização do SUS – não esperavam. Pelo menos, não tão cedo. Apontada como modelo aos gestores apressados em terceirizar o sistema, A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, com apenas um ano e meio de existência, virou bolha e acaba de “quarteirizar” suas atividades. Por não conseguir contratar profissionais nas várias áreas de atendimento, devido aos baixos salários e à instabilidade, viu-se forçada a contratar uma empresa que faça esse atendimento.

“Quer dizer, esta Fundação recorreu novamente às tão criticadas cooperativas”, assinalou o presidente do Sindsepe, Cláudio Augustin, durante entrevista coletiva do Fórum de Entidades em Defesa do SUS ontem, no Conselho Estadual de Saúde (CES). Ele ironizou o fato de a Fundação não conseguir contratar pessoal e ter de se valer de outra entidade para isso. “Esse é o resultado da desresponsabilização do gestor para com o atendimento à saúde”, acrescentou.

E a gestão de Porto Alegre quer copiar o mesmo modelo, tentando passar seu projeto goela abaixo – de afogadilho, na Câmara de Vereadores, no final de dezembro, sem passar pelo Conselho Municipal de Saúde. Como a tentativa não deu certo e o debate foi instalado na cidade, o resultado foi uma derrota do prefeito no CMS, que viu seu projeto ser rechaçado por 28 votos a dois. O mesmo querem fazer muitos prefeitos no RS.

Mas o que a população precisa saber que “Fundação é sinônimo de precarização da assistência, descontinuação das Equipes de Saúde da Família e perigo de demissões a qualquer momento”, afirmam as mais de 60 entidades que compõem o Fórum em Defesa do SUS. Para essas entidades, Fundações significam simplesmente o desmonte do SUS. E a falta de gestão em Porto Alegre não será resolvida com um outro problema que vai estourar logo ali, na esquina.



Não perca:

Audiência Pública sobre o tema

Dia 3 de fevereiro, quinta-feira

Às 18h30min

Câmara de Vereadores